sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quarto Poder

Sem exercício
A figura do vice em um governo é meramente ilustrativa, em alguns casos. Geralmente o vice serve apenas para acompanhar o titular do cargo em solenidades públicas, ou substituí-lo em sua ausência e só. Quando muito, ele, às vezes, assume a titularidade de alguma pasta, porém, com poderes limitadíssimos. No caso santareno, o José Rocha sabe muito bem o que é ser vice do PT. A ausência da prefeita Maria do Carmo, que se encontra em férias nos EUA, essa posição tem sido desconfortante para o peemedebista, que não dá pitaco em nada na administração municipal, já que tudo, absolutamente tudo, é conduzido à mão de ferro pelo irmão da prefeita, o secretário onipresente e centralizador Everaldo.
Zé não vai deixar o PMDB
Fontes palacianas confirmam: Zé Tapajós não vai deixar o PMDB. Emissários do deputado estadual Antonio Rocha já o chamaram para uma conversa, digamos, mais amiga entre o presidente do PMDB em Santarém e o chefe do Legislativo. O relacionamento entre eles não anda nada amistoso. O cachimbo da paz está aceso. Zé aceitaria continuar cerrando fila no partido para não abrir mãos de algumas boas regalias ‘ofertadas’ pelo Executivo Municipal. Ele tem parentes e aderentes pendurados nos cabides da Prefeitura. Ainda segundo nossas fontes, continuando no PMDB, Zé Tapajós buscaria apoio de rebeldes peemedebistas para ajudar na possível candidatura de Maurício, que irá para o PR. Quem viver, verá.
Mudou de ideia
A permanência de Zé Tapajós no PMDB é providencial aos seus interesses pessoais. Até bem pouco tempo ele alardeava que não seria mais candidato à vereança e que lançaria seu filho, candidato. Sabendo da dificuldade de transferir votos, sobretudo depois do episódio envolvendo o nome de Jr. Tapajós na confusão do São Raimundo, o presidente do Legislativo tentará mais um mandato em 2012.
Quer ser vice
O vereador Reginaldo Campos (PSB) ensaia o pulo do gato. Ele quer ser candidato a vice-prefeito de Santarém de qualquer jeito. Se o vereador Maurício migrar mesmo para o PR, o parlamentar evangélico vai costurar um acordo com Emir Aguiar.
Dinheiro para casas
O secretário de Planejamento Everaldo Martins comemora o empréstimo autorizado pela Câmara de Vereadores junto ao BNDES para que a Prefeitura conclua a obra do conjunto inacabado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no bairro Uruará. O que chama a atenção é que o fato de a Prefeitura já ter investido naquele empreendimento valores astronômicos na execução dos trabalhos, que continuam inconclusos. Everaldo também diz que com o dinheiro do empréstimo, o governo vai construir 500 moradias para pessoas que moram em áreas de risco. Então tá.
Contracheques
Uma denúncia envolvendo secretários e servidores públicos da Prefeitura deve estourar nos próximos dias. Além de imoral, a acusação é gravíssima. Vultuosos empréstimos estariam sendo feitos em nomes de ‘laranjas’ indicadas por gente ligada às secretarias de governo. Há uma lista imensa de pessoas que recebem sem trabalhar e outras que nem trabalham e nem recebem, mas estão com o nome na lista. A máfia do contracheque vai espocar a qualquer momento. Aguardem.
Fantasmas
Mas os fantasmas não rondam apenas o palácio Jarbas Passarinho. As assombrações circulam livremente pelos corredores da Câmara de Vereadores de Santarém. O caso é escabroso.
Sem licitação
O Ministério Público Estadual (MPE) está com uma ação no forno, prontinha para mover contra o município de Santarém. O órgão ministerial quer saber o motivo pelo qual a Prefeitura não realizou licitação para a escolha das empresas de ônibus que detêm concessão para operar na cidade.
Taxistas
Já a categoria dos taxistas se queixa da falta de critérios da Secretaria Municipal de Transportes na concessão de placas. Qualquer pessoa hoje pode exercer a profissão, basta conseguir uma placa no mercado negro e colocar o carro na praça. Pronto, já é taxista. Tem família de morto que até hoje tenta reaver a placa do falecido, mas esbarra na burocracia imposta pela Prefeitura.
Poluição e omissão
Caminhões limpa fossas são vistos frequentemente despejado dejetos em uma área próxima ao igarapé do Juá. A denúncia partiu dos moradores do local, que se queixam da omissão do secretário Marcelo Corrêa, que não sai do gabinete para acompanhar as situações irregulares relacionadas ao meio ambiente. Os detritos despejados naquele manancial oferecem grandes riscos de poluição. O vai-e-vem dos caminhões é maior durante as madrugadas, hora que o titular da Semma está num sono profundo.
Projeto BR-163
O Projeto BR-163 está contratando jornalista para atuar na assessoria de comunicação. Um dos requisitos é que o profissional resida em Santarém e apoie as instituições envolvidas pelo projeto na região na divulgação das ações realizadas. O salário previsto é de R$ 1.700,00. O contrato tem período de 12 meses. Os interessados devem acessar o site da FAO e selecionar a opção Recrutamento e Seleção e cadastrar o seu curriculum ou clicar no link abaixo e cadastrar o CV. O prazo encerra dia 10/07.
Expofama
A partir deste sábado (9), o município de Oriximiná realiza sua tradicional Feira Agropecuária, 28ª Expofama, com apresentações culturais, provas com temática rural, leilões de gados, shows sertanejos e visitação de estandes. A programação segue até o dia 17 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário