sexta-feira, 8 de julho de 2011

Promotores vistoriam Centro de Triagem em Santarém

Um grupo de promotores de Justiça esteve no Centro de Triagem (CT) de Santarém na última terça-feira, 5. A visita faz parte do planejamento do órgão ministerial, que acompanha as ações das unidades do sistema penal paraense.
Os representantes do Ministério Público Estadual colheram informações sobre a situação dos presos e avaliaram a estrutura física do prédio do CT. Na oportunidade, o promotor de justiça Adler Calderaro elogiou a reforma que está sendo feita no setor administrativo do Centro, que segundo ele tornou bem melhores as condições de trabalho dos servidores.
Além de Adler Calderaro, participaram da visita as promotoras criminais Janaina Andrade e Dully Sanae Araújo. Os três foram recebidos pela diretora do Centro, Delzuíta Conceição de Aguiar, que respondeu todas as questões feitas acerca da gestão do espaço. Na ocasião, a diretora foi informada sobre a doação de colchonetes para os internos da unidade penal. "A notícia é muito bem vinda", disse Delzuíta Aguiar, ao destacar o fato de que o Centro abriga um número de internos abaixo de sua capacidade máxima.
Os promotores foram informados, ainda, que a viatura do Centro de Triagem que estava parada, por defeito mecânico há mais de dez meses, foi recuperada pela atual gestão da Susipe. "O veículo é utilizado para o transporte de internos em deslocamentos para atendimentos mais complexos de saúde ou para apresentação em audiências judiciais perante o juiz, por exemplo", explicou a diretora.
Capacitação
Dos 48 diplomas emitidos, apenas dois não foram entregues em mãos, pois destinavam-se a internas que já estão em liberdade e receberam os documentos em casa. Após a solenidade, um grupo musical formado por internos fez uma breve e muito aplaudida apresentação.
Qualificação - A gerente do Senac em Santarém, Denise Miranda, frisou a importância do curso e festejou a parceria firmada com a Susipe. Segundo ela, os bons resultados podem refletir na implementação de novos cursos. "Um sucesso. Assim definimos essa etapa. Mais 40 internos diplomados e qualificados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Vamos estudar a possibilidade de oferecer mais cursos, além daqueles que já estavam planejados inicialmente", disse Denise.
- Quarenta internos do sistema penal do estado foram beneficiados com cursos sobre ‘Relações Interpessoais’ e ‘Boas Práticas de Higiene’, ofertados por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A entrega dos diplomas de participação aconteceu no Centro de Recuperação ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário