sexta-feira, 8 de julho de 2011

Movimento faz campanha para angariar recursos

Segundo Ib Sales Tapajós, coordenador geral da União dos Estudantes Secundaristas (UES), informa que a caravana de estudantes santarenos que irá à Goiânia é formada, em sua maioria, por estudantes da UFOPA, mas contempla também acadêmicos de outras instituições de ensino, como IESPES e UEPA.
O movimento estudantil secundarista de Santarém também participará do 52º CONUNE, através da estudante Janaína Azevedo, integrante do grêmio do colégio São Francisco. "Janaína representa a certeza de que teremos uma nova geração de militantes secundaristas – futuros universitários - para renovar as fileiras das lutas estudantis na nossa cidade", explica Ib Sales.
As acadêmicas do IESPES Maelly Pantoja, Eloise Oliveira e Amanda Fernandes, por sua vez, terão grande importância no congresso da UNE, pois poderão inserir num evento estudantil nacional discussões atinentes às peculiaridades de uma instituição particular no interior da Amazônia. "Importante também será a volta delas a Santarém, pois, a partir do acúmulo político adquirido em Goiânia, poderão impulsionar com segurança um movimento consistente dos estudantes da sua instituição de ensino. Sabemos de todas as nossas tarefas como estudantes, e que elas se sobrecarregam quando nos tornamos militantes, pois aí, efetivamente, passamos a dar um justo retorno à sociedade, rompendo com o desvirtuado conceito de que "estudante deve ser apolítico"".
Ele explica que, por esse motivo, a classe estudantil também sabe qual é o seu lado dentro da UNE. "O nosso lado é o das lutas, o lado que tem clareza da burocracia que foi implantada na entidade pela direção atual e que impede a retomada das velhas e boas lutas estudantis. Somos o lado que luta pela transformação da realidade brasileira, sem medo de ir às ruas por um futuro melhor para todos nós", acentua o estudante.
O coordenador da UES explica que a caravana está em processo de campanha para angariar recursos financeiros para garantir a permanência dos estudantes santarenos no congresso da UNE em Goiânia.
A entidade realizará 'pedágios' nas ruas de Santarém com o objetivo de arrecadar dinheiro. "Se você for parado nas ruas em nossos "pedágios", lembre-se de nossos objetivos e tenha certeza de que, assim como você, estaremos a caminho de nossas casas: moramos onde moram as lutas! Portanto, contribua com o que tiver: um real, dois, um aceno, um desejo de sorte na viagem, um sorriso, um quilo de alimento, enfim, ajude-nos a ser Santarém em Goiânia", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário