sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caravana de Santarém rumo ao 52º Congresso da UNE

O Movimento Estudantil (ME) tem notável presença quando falamos das grandes lutas democráticas em nosso país e no mundo. Em Santarém não tem sido diferente. No município, o ME local passou por várias provas de fogo no primeiro semestre de 2011, como a luta contra o aumento da tarifa de ônibus e o combate ao que os acadêmicos denominaram de 'uma ditadura tirana' instalada na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Este mês, no período de 13 a 17, o movimento se fará presente em Goiânia, participando do 52º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes).
A caravana de Santarém que participará do congresso é composta por 20 estudantes e está sendo organizada pelo coletivo Romper o Dia! - grupo que há anos vem impulsionando o movimento estudantil mocorongo, construindo entidades como a União dos Estudantes Secundaristas (UES), o Diretório Central dos Estudantes da Ufopa e DCE da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e vários centros acadêmicos em diversas instituições de ensino superior.
Segundo os coordenadores do ME, a perspectiva com a caravana é fortalecer o movimento em Santarém, consolidando novos quadros militantes, preparando-os para assumir a linha de frente das diversas lutas que a classe estudantil enfrentará no seu dia-a-dia. Os espaços de discussão do congresso, bem como o contato com estudantes de todo o Brasil, serão uma experiência muito rica para aqueles que ousam lutar por dias melhores.
Um dos principais espaços formativos em que a caravana santarena participará será o Encontro Nacional do Juntos!, que reunirá centenas de estudantes para debater o papel da juventude na transformação da realidade estudantil. "São jovens de várias partes do Brasil que acreditam num outro mundo possível e que, inspirados pelas revoluções árabes vitoriosas e pelas lutas da juventude européia, tomam as ruas do nosso país em defesa da educação, da liberdade e da justiça social", disse um dos coordenadores do ME.
Dentre as pautas de discussão do Encontro do Juntos! está o grandioso Projeto Emancipa, uma rede de cursinhos pré-vestibulares, que, além de preparar jovens pobres das periferias para o vestibular, também atua na formação política desses jovens. Os estudantes santarenos voltarão de Goiânia com uma importante missão: implantar esse projeto na nossa cidade, tomando como ponto de partida as experiências de São Paulo, Porto Alegre e Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário